Ninfoplastia
A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia plástica que consiste na redução dos pequenos lábios vaginais em mulheres que têm hipertrofia dessa área.
A ninfoplastia, que é a redução dos pequenos lábios vaginais, pode ser realizada nas seguintes situações:
- Quando os pequenos lábios vaginais são muito grandes;
- Provocam desconforto durante as relações sexuais;
- Causam desconforto, vergonha ou baixa auto-estima.
De qualquer forma, antes de decidir fazer a cirurgia, deve-se falar com o médico e esclarecer todas as dúvidas.
A cirurgia é feita em ambulatório com anestesia local, raquianestesia, com ou sem sedação, e dura cerca de 40 minutos a uma hora. Durante o procedimento, o médico corta o
s pequenos lábios e costura suas bordas de forma que não se veja cicatriz.
A sutura é feita com fios absorvíveis, que acabam por ser absorvidos pelo organismo, não sendo por isso necessário voltar ao hospital para retirar os pontos. No entanto, em certos casos o médico pode optar por pontos comuns, que devem ser retirados após 8 dias.
Geralmente, a mulher recebe alta no dia seguinte ao procedimento, podendo retornar ao trabalho e às suas atividades diárias cerca de 10 à 15 dias depois. No entanto, deve-se esperar cerca de 40-45 dias para voltar a ter relações sexuais e fazer exercício físico.
Na primeira semana depois da cirurgia não é recomendado sentar, sendo mais indicado permanecer deitada, com as pernas ligeiramente mais elevadas que o resto do tronco para facilitar o retorno venoso, e diminuir a dor e o inchaço da região genital.
A ninfoplastia melhora auto-estima de mulheres que têm vergonha do seu corpo e que se sentem mal por ter os lábios maiores do que o normal, previne infecções porque os pequenos lábios com grande volume podem levar ao acúmulo de secreções de urina que pode causar infecções e porque existe uma maior fricção e formação de feridas.
Além disso, melhora também o desempenho sexual, já que lábios muito grandes podem causar dor durante o contacto íntimo ou constrangimento da mulher perante o parceiro. Depois da cirurgia, a mulher sente-se mais confortável com todo tipo de roupas, mesmo que sejam justas, porque os lábios vaginais já não estarão tão proeminentes ao ponto de incomodar na calcinha de rende ou na calça jeans, por exemplo.
Após a cirurgia é normal a região íntima ficar bastante inchada, avermelhada e com marcas arroxeadas, sendo alterações normais e esperadas. A mulher deve repousar cerca de 8 dias, permanecendo recostada na cama ou no sofá com apoio de almofadas, e usar roupas leves e folgadas.
Também é recomendado fazer várias vezes drenagem linfática durante o dia para diminuir o inchaço, e consequentemente a dor, e facilitar a cicatrização e a recuperação completa.